sábado, 29 de junho de 2013

Le Mont-Saint-Michel


Imagine uma pequena ilha de granito conhecida como "Mont-tombe", ou colina-túmulo, localizada no norte da Normandia na foz do Rio Couesnon, já desaguando no Canal da Mancha. Foi lá que em 708 a.C. St-Albert de Avranches resolveu construir o primeiro oratório da ilha, já então dedicado a Saint-Michel, patrono dos marinheiros.

Chegamos ao Le Mont-Saint-Michel!




De lá para cá foram inúmeras fases até o monumento chegar ao que é hoje, com destaque para as intervenções dos séculos 10, 11 e 18. Simplesmente magnífico!


Onde ficar

Tivemos a oportunidade de visitar este monumento único no dia 29/3 deste ano. Utilizamos como cidade-apoio Rennes, onde ficamos no ótimo Brit Hotel du Stade. Nossa programação não incluiu a cidade, pois nossa prioridade era a ilha.

Há opções de hotel próximos à Ilha, mas os preços não são tão em conta como em Rennes.

Para quem vem de carro, a dica é deixá-lo no estacionamento no início da via que leva à ilha. De lá você vai de ônibus grátis até a entrada do monumento. 


Atrações

Um dos destaques do local são as muralhas e torres, construídas após a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra, o que tornou o monumento muito parecido com uma fortaleza.

Logo após a entrada, no início da Grande Rue, caminho dos peregrinos desde o século 12, você encontrará o famoso restaurante La Mére Poulard que serve um omelete típico da região, mas com precinho bem salgado. Desculpem-me pelo clichê, mas é realmente coisa para turista.



Prossiga pela Grande Rue e aproveite para comprar aquele monte de lembranças que a gente sempre traz para as pessoas que gostamos, pois apesar de ser atração turística mais visitada da França depois de Paris e seus arredores, Le Mont-Saint-Michel ainda não é tão conhecida pelos brasileiros. Com certeza aqui você terá a chance de comprar lembranças que surpreenderá a quem você der. 

O alerta é que faço é para o local de fabricação. Se quiser dar um presente tipicamente francês, aconselho-o a olhar a procedência para garantir que está levando o que deseja.



Além das lojinhas, a Grande Rue é repleta de bons e na maioria das vezes caros restaurantes. Mas procurando você achará uma boa opção, como nós achamos.

Outro ponto de parada interessante é a Église Saint-Pierre.



Chegando ao seu objetivo principal, a Abbaye du Mont-Saint-Michel, deslumbre-se com impressionante vista em volta e imagine que o mosteiro serviu até de prisão política durante 73 anos após a Revolução.









O mosteiro, também conhecido como "Le Merveille", ou "o milagre", é uma obra-prima gótica e é dividida em três níveis que refletem a hierarquia monástica. O primeiro nível é onde os monges viviam (Igreja, refeitório e claustro), era no segundo nível que os nobres eram recebidos, e os soldados e peregrinos eram recebidos no nível inferior. A ironia foi descobrir que no local onde antes era a esmolaria funciona hoje uma livraria e loja de suvenires, ou seja, nada mais capitalista.

Os destaques do mosteiro são os seguintes:

1. Igreja de Notre-Dame-sous-Terre

Dos sete segmentos da nave romântica originais, restam quatro. Os outros 3 foram derrubados em 1776 para criação do terraço oeste. Observe o coro gótico-flamboyant construído entre 1446 e 1521. Torço para que você tenha a sorte que tivemos de ver uma missa cantada no local. Você se sentirá como se tivesse voltado centenas de anos no tempo.

2. Claustro

Para mim a parte mais bonita juntamente com a Igreja. Exemplo de arquitetura anglo-normanda do início do século 13.





3. Refeitório

Local onde os monges faziam refeição. O destaque aqui é o frio. Dá para entender o por quê do tamanho das lareiras.



4. Sala dos cavaleiros

Destaque para os arcos tipicamente góticos.




Para mais informações visite os sítios:

http://about-france.com/monuments/mont-saint-michel.htm
http://mont-saint-michel.monuments-nationaux.fr/
http://www.bienvenueaumontsaintmichel.com/#


No próximo post contaremos nossa visita a alguns dos famosos castelos do Vale du Loire!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...